segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Eu Odeio Espinhas... Ainda mais em Mim!

Se já foi difícil lidar com espinhas na adolescência, imagine depois de velha. É algo que não combina com a idade. E não tem creme importado que dê jeito. Quando querem, aparecem sem aviso prévio. Acordo de manhã, feliz e pimpona, e dou de cara com aquele alien na minha cara, sem chance de defesa. Será que foi uma abdução? Blé.
E não adianta dizer que não pode espremer, que eu espremo viu? Mesmo sabendo que vou me arrepender no minuto seguinte e passar o resto do dia parecendo que levei uma picada de marimbondo na cara.
A dica é: Existem meios para preveni-las ou frear o excesso delas. Como?!

Limpeza

Para prevenir o aparecimento das espinhas, é fundamental controlar a oleosidade da pele. A forma mais simples e eficiente de controle da oleosidade é através da higienização adequada.
Atualmente, estão disponíveis muitos tipos de sabonetes, loções higienizantes e adstringentes para tratar adequadamente a pele com espinhas.

Esfoliação

A esfoliação da pele é bastante importante para desobstruir os poros entupidos. Os esfoliantes contêm ácido salicílico e glicólico, que encorajam a descamação da camada superior da pele. Isso previne o acúmulo de células mortas de pele que, juntamente com os óleos naturais da pele, contribuem para obstruir os poros.
Tratamento das Espinhas

O tratamento das espinhas pode ser feito com medicações de uso local, visando à desobstrução dos folículos e ao controle da proliferação bacteriana e da oleosidade.
Podem ser também utilizados medicamentos por via oral, dependendo da gravidade da situação. Normalmente, são usados antibióticos para controlar a infecção.

Tratamento hormonal

Em mulheres, um tratamento extremamente eficiente para a acne é o uso da pílula anticoncepcional de combinação estrogênio/progesterona. Alguns exemplos são: Gracial, Yasmin e Diane 35.

Casos extremos

Os tratamentos mais completos, e por isso mais efetivos, devem ser sempre acompanhados por um dermatologista, pois sempre existem casos em que ocorrem efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, especialmente quando forem utilizados mais de um tratamento simultaneamente.

O que não se deve fazer

Tentar espremer as espinhas (acne), ou fazer qualquer outro tratamento direto na pele, deve ser feito apenas por dermatologistas qualificados. Espremer as espinhas causa irritação, podendo propagar a infecção para camadas inferiores da pele, causando cicatrizes permanentes.

#FicaaDica!
Eu sofro com problemas de espinhas, e já procurei um dermatologista e faço o tratamento delas.
Mas também faço meu manuseio diário, lavo com sabonete indicado para esse tipo pele, evito comer algumas coisas, e sempre sempre faço uma limpeza profunda na minha pele.
Espero que gostem das dicas.

Beijos

Djeane

Nenhum comentário:

Postar um comentário