segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Significado do Olho Grego e da Pimenta

Muitas pessoas acreditam na existência da força do bem e do mau e que diversos objetos podem influenciar nesse balanço de energia. Dentre os objetos considerados mais poderosos para combater as energias negativas, está o olho grego, também conhecido como olho místico, que é muito utilizado em nossa cultura em carros, pulseiras, anéis, chaveiros e pingentes.

A Origem


Ele teve sua origem de rituais islâmicos e acredita-se que ele é uma espécie de amuleto que espanta o mau olhado e a inveja além de trazer boa sorte.
O nome do amuleto original é Nazar Bancugu. Nazar, emprestado da língua árabe para o Turco, significa “visão” ou “olhar”. Já Bancugu significa “conta” (de rosário).
A história por trás desse nome é uma lenda que conta sobre a existência de uma rocha no mar que nem a força de cem homens e muita dinamite podia removê-la ou rachá-la e também da existência de um homem conhecido por ter muito “olho gordo” (Nazar). Depois de muitos esforços em vão para se quebrar a rocha, trouxeram o homem à rocha que a olhou e disse “Meu Deus! Que rocha enorme!”. No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços.

A Explicação do Poder

Os turcos acreditam que ao se utilizar o amuleto do olho gordo, você estará automaticamente protegido e toda energia ruim será dirigida ao amuleto e com isso não atingirá você.
A explicação dessa proteção está no uso da cor azul do olho grego vem do fato do azul simbolizar o mau olhado, e por isso, essa seria a cor mais propicia a absorver a negatividade e as energias ruins do ambiente.
Outra explicação, mais histórica, seria o fato desta ser uma cor rara nos olhos da população turca e por isso, o olho grego teria uso dessa cor.

A Pimenta como proteção & seu significado.

A Pimenta, que vem do latim “pigmentum”, e que significa “matéria corante”, é um alimento consumido por, aproximadamente, ¼ da população brasileira, sendo um dos alimentos mais amados e odiados pelo homem, devido ao seu forte ardor.
Por isto,  acredita-se que possa afastar todo o mal deixando o indivíduo com um terrível gosto em sua boca e ardor em suas entranhas. A cor viva de algumas espécies são atrativas para os olhos, “puxando” toda energia ruim que possa vir desse olhar. 

Antigamente, na Ásia, a pimenta era usada em um conjunto de amuletos, a fim de afastar maus espíritos. Esta superstição persiste até os dias atuais, o que leva as pessoas a usarem uma ou mais pimentas para afastar maus olhados, inveja e similares., em pulseiras, brincos, pendurados em portas, como amuletos ou talismãs contra as energias ruins.

Por isso já tenho as Minhas :) Sorry, rs.


6 comentários: